Quem somos



Artur, no movimento do torno.

Do convívio diário com as inúmeras reformas da Fazenda São Fernando, surgiu neste artesão o desejo de dedicar-se a arte do torno em madeira, ofício tão antigo quanto a colonização e muito necessário para atender às demandas da confecção do mobiliário dos novos Barões, no período do Império.
Aliando o antigo ofício à criatividade e à necessidade de uma mentalidade ecológica, Artur, dedica-se a criar peças com reaproveitamento, fazendo da variedade de cores das madeiras uma aliada em suas peças.


________________________________________________________________________________

Bernadete, pintando a arquitetura.

Com uma pintura rica em detalhes, Bernadete ressalta os elementos arquitetônicos da cidade de Vassouras. Utilizando os mais variados suportes reproduz o que há de mais belo em nossa arquitetura.



______________________________________________________________________________

David, cores e formas na madeira.

Utilizando a técnica da marchetaria com folha de madeira, David, desenvolve um trabalho primoroso tanto retratando temas locais como criando peças originais de beleza singular.
A marchetaria está presente na região principalmente no mobiliário trazido da Europa pelos Barões do Café para enriquecer seus salões.



________________________________________________________________________________

Gracinha, um olhar .

Apreciadora das mais diversas técnicas de artesanato, Gracinha, traz para o grupo sua contribuição através da busca constante de novas possibilidades, novos talentos e principalmente atuando como representante de diversos artesãos que sem seu apoio não teriam condições de se fazer presente no grupo.



____________________________________________________________________________

Lúcia, os aromas do Império.

Em seus sabonetes artesanais, Lúcia nos apresenta a variedade de aromas utilizados para os banhos do Império.
Da lavanda trazida da Europa pelas Senhoras do Café até os rústicos banhos das mucamas, seus sabonetes encantam nossos sentidos nos trazendo as mais longínquas memórias.



______________________________________________________________________________

Tiza, o feminino da terra.

A cerâmica é uma tradição na região e no tempo das ricas fazendas do café prestava-se a atender à demanda de utensílios e telhas.
Para resgatar esta tradição, Tiza, desenvolveu uma linha de utensílios onde imprime sua homenagem às mulheres da região através de temas como as flores do café, rendas e adornos, próprios do universo feminino da época do Império.



_______________________________________________________________________________

Teresa Tissi, bonecas de fibra.

A tradição do uso das fibras naturais para confecção de bonecas ganha nova leitura a partir do olhar desta artesã que recria os figurinos das Senhoras e das mucamas em suas bonecas sempre originais.